19 de novembro de 2018 | por Felipe Martins
20 de novembro e o protagonismo negro na comunicação

Foto: Pierre Verger

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A escolha da data é uma homenagem a Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, por conta da sua morte. A data é celebrada há mais de 40 anos por ativistas do movimento negro, e foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional e também é sinônimo de luta contra o preconceito racial e inferioridade ao qual o povo negro é tratado na nossa sociedade. Enfatiza o respeito à pessoa humana e, principalmente, a valorização da cultura negra, de forma a entendê-la como partícipe da construção do nosso país.

O censo de 2010 constatou que somos 190 milhões de brasileiros e 50,7% se dizem negros ou pardos. Mesmo sendo maioria da população, a ausência de representatividade dos afrodescendentes na publicidade, marketing e jornalismo, afeta diretamente a formação da identidade do negro. Para romper essa invisibilidade e alimentar o orgulho da população afrodescendente, a Target aposta em uma comunicação heterogênea que reforça a necessidade de visibilidade dessa população e de sua cultura. Exemplo disso é o trabalho continuado em temas relacionados à valorização da sua história, cultura e legado.

Fomos responsáveis pelas ações de assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros – Ipeafro, que visa cooperar com a população afrodescendente para recuperar sua história e valores culturais de origem e do respeito à sua identidade, integridade e dignidade étnica e humana, além de dimensionar a sua importância na construção do Brasil e do mundo. Entre as ações de afirmação, a agência atuou nos projetos de comunicação da exposição “África Brasil: o legado de Abdias Nascimento” (2011) e o Centenário Abdias Nascimento (2014) e biografia publicada pelo Senado Federal “Grandes Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento” (2015). Abdias foi senador da república e um dos maiores ativistas pelos direitos humanos do povo afrodescendente no Brasil.

Outro ponto de reflexão nesse dia 20 de novembro é como as religiões de matriz africana foram incorporadas na cultura brasileira como forma de preservar tradições, idiomas, conhecimentos e valores do povo vindo da África. Recentemente, a Target atuou no lançamento do livro “Orixás, Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo”, de Pierre Verger. A obra é uma fonte para o conhecimento dos povos negros na África, engajando-se na pesquisa, preservação e divulgação, além de manter vivo todo legado e o pensamento do autor e seu amor pelo povo negro da Bahia, registrando, em detalhes, a riqueza, a alegria e as cores de um povo em diáspora.

Recentemente, a Target atuou na comunicação de “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, um monólogo teatral com atuação de Hilton Cobra, fundador da Cia dos Comuns. O espetáculo assume discurso potente e militante em prol de um novo lugar social e intelectual não só para Lima Barreto, mas para o povo negro como um todo. A importância de Lima extrapola os limites literários: foi um dos poucos de nossa Literatura a combater o preconceito racial e a discriminação social do negro. Lima Barreto escreveu dezenove livros e nunca recebeu o devido destaque, diferente de outros romancistas de pele clara.

A gente se posiciona, desde a nossa fundação (em 1992), em defesa do protagonismo negro, por entender que esse segmento social padece de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo vigente na sociedade brasileira. Posicionamo-nos, também, contra todas as demais formas de discriminação que limitam a realização da plena cidadania, tais como: a homofobia, os preconceitos regionais, de credo, opinião e de classe social.

Na questão racial, a Target soma às lutas dos movimentos negros pela criminalização efetiva do racismo e da discriminação racial em suas múltiplas manifestações na sociedade brasileira, como forma de eliminação das desigualdades raciais e promoção e valorização social da população negra. A comunicação é um direito humano e, a partir dessa perspectiva, a gente compreende o tema como uma questão vital  para mulheres e homens negros pois, além de instrumento de visibilidade, a comunicação é tratada como um nexo de empoderamento.

Hoje, 20 de novembro, celebramos a contribuição de africanos/as, negros/as e afrodescendentes, nas mais variadas modalidades de expressões. Na Target, expressamos o orgulho que temos de nosso pertencimento, das lutas empreendidas por homens e mulheres africanas e afrodescendentes, do passado e do presente, em incansável  busca pela realização de seus sonhos de liberdade e igualdade.