13 de dezembro de 2017 | por Felipe Martins
Como fazer atendimento ao cliente durante o final de ano

Algumas dicas para garantir que sua empresa estabeleça uma boa relação com seus clientes durante a época mais importante para o varejo

Já estamos no fim de ano, há dez dias no Natal, e a expectativa é que nos próximos dias o volume de vendas do varejo cresça ainda mais!

Mas será que sua empresa está preparada para absorver essa demanda extra (e super importante!) e, principalmente, para atender bem os clientes nessa época , não apenas na hora da venda, mas também no pós-venda? Separamos aqui algumas dicas para otimizar esse atendimento!

:: antecipe cenários e pré-estabeleça possíveis soluções:

Você vai realizar alguma promoção especial? Vai lançar algum novo produto ou serviço que possa gerar dúvidas nos clientes? Sua loja está preparada para absorver a demanda extra? Pensar em questões que podem gerar dúvidas ou mesmo a insatisfação dos clientes (e antecipar-se sobre como essas demandas serão resolvidas) fará você ganhar tempo. E quando o cliente é bem atendido, ele se mostra fiel à marca!

:: tenha processos bem estabelecidos:

Saber o que fazer com a demanda do seu cliente é fundamental para garantir uma resposta rápida e assertiva para ele. Com quem falar, o que fazer em cada caso, quem e quais setores acionar em casos de crises etc. são pontos fundamentais que precisam estar no sangue da equipe de atendimento ao cliente.

:: atenda em vários canais:

As pessoas procuram, atualmente, os mais diversos canais de comunicação para pesquisar sobre produtos e serviços, tirarem suas dúvidas e fazerem críticas ou elogios à empresa. Estar presente e respondendo a todos esses canais é importante para garantir a boa reputação da empresa.

:: tenha uma equipe dedicada ao atendimento ao cliente:

Ter uma equipe dedicada e preparada para o atendimento ao cliente vai fazer com que o serviço seja muito mais que apenas um receptor de mensagens de clientes insatisfeitos. Uma gestão de canais de relacionamento eficiente valoriza o cliente desde o primeiro contato de uma forma muito simples: ouvindo o que ele tem a dizer.