Gestão de Redes Sociais

Simpósio Internacional de Contadores de História

Trata-se de uma ação educativa e cultural, que além de promover a formação de plateia, valoriza a arte de contar histórias e a literatura tanto oral quanto escrita. A Target atuou nas dez edições do evento na coordenação e execução das estratégias de relacionamento com a imprensa. Em 2014, última edição do Simpósio, o trabalho de comunicação se expandiu para uma ação multiplataforma, com produção de teasers, vídeos e conteúdo para redes sociais.

Para este projeto, planejamos ações de comunicação digital que dialogassem com a proposta  “Histórias sem Fronteiras” que era o tema do evento. Lançamos a ideia do “conto colaborativo” onde cada internauta tinha liberdade de escrever um ou mais versos de um conto publicado na própria página do Facebook. Também gravamos vídeos com transeuntes nas ruas pedindo que, em um minuto, eles contassem alguma história marcante, divertida ou de suspense que protagonizaram. Isso ajudou a interagir de forma mais contundente com o público da página.

Nos dias do evento, gravamos vídeos curtos com convidados, organizadores e contadores, que ajudaram a compor uma cobertura multimídia – com textos e fotos no Instagram e Facebook, e postagens em tempo real no Twitter e também nestas mídias que citamos. Ainda nos dias de evento, criamos a hashtag  #todostemoshistorias, falada por participantes de várias localidades do Brasil e do mundo e compilada em vídeo de encerramento.

A Target dentro de um período de dois meses conseguiu quase dobrar o número de fãs da página, com postagens dinâmicas e interativas. Nesse período, o Facebook foi atualizado periodicamente, com ao menos duas postagens por dia. Foram produzidos 106 posts de 20 de dezembro de 2013 a 14 de fevereiro de 2014. A maioria das pessoas que curtiu a página é do Brasil e reside no Rio de Janeiro, mas o evento também teve alcance em países como Portugal, Argentina, Espanha e México. Já o canal do YouTube reuniu 20 vídeos destacando os participantes, convidados e

voltar para o portfólio