ABADI comenta projeto da Prefeitura do Rio que visa transformar construções antigas do centro da cidade em moradias

No último dia 26 de janeiro, o prefeito Eduardo Paes lançou o plano Reviver Centro, que visa estimular a recuperação social, econômica e urbanística do Centro do Rio através da permissão de novos usos para fomentar a construção de novas moradias e, também, o retrofit de prédios comerciais, transformando-os em edifícios residenciais ou mistos. Um dos objetivos do projeto é a revitalização do centro da cidade, um dos trechos mais atingidos durante a pandemia da Covid-19. A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI), exalta a iniciativa do órgão em querer restaurar, valorizar e manter as construções históricas do bairro, além de terrenos vazios. De acordo com a Associação, mais de 40% dos imóveis foram esvaziados entre março e dezembro de 2020.

De acordo com Marcelo Borges, Diretor de Condomínio e Locação da ABADI, a associação reconhece o esforço do mercado em dar força ao Reviver Centro. Inclusive, a própria ABADI, junto com o Secovi Rio, encaminhou um ofício à Prefeitura, particularmente ao Washington Fajardo, atual secretário de Planejamento Urbanístico, se oferecendo como entidade que pode dialogar com a Prefeitura, dar ideias, participar de projetos e discussões sobre o assunto. “Acreditamos que o centro da cidade pode voltar a ser uma região híbrida, com imóveis comerciais convergidos e convertidos em residenciais, como era no passado. Lógico que precisamos de um projeto de infraestrutura voltado para que todo plano dê certo, que atraia investidores e incorporadoras para a região”, ressalta Marcelo.

O diretor ainda demonstra preocupação com o esvaziamento dos imóveis comerciais da região, diretamente afetados pela pandemia da Covid-19. “A gente tem um déficit habitacional muito grande que pode e precisa ser resolvido. Estamos com uma vacância grande de imóveis comerciais no centro da cidade. É um cenário grave e incomodo, portanto, vemos com bons olhos o esforço em reverter essa situação. Estamos muito motivados com essa iniciativa”, finaliza.

A ABADI

A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI) é uma entidade que está há mais de 45 anos no mercado imobiliário (fundada em 1974), sem fins lucrativos e que vem representando empresas de administração de condomínios e imóveis, disseminando conhecimento e, sobretudo, valorizando suas atividades.