Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT em parceria com a Firjan

Videoaulas com conteúdo sobre fabricação de EPIs e de vestimentas odonto-médico-hospitalares

SENAI CETIQT, em parceria com a Firjan desenvolve videoaulas com conteúdo sobre fabricação de EPIs e de vestimentas odonto-médico-hospitalares

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT, através do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, desenvolveu, em parceria com a Firjan/SENAI, videoaulas com conteúdo exclusivo para fabricação de vestimentas hospitalares. Os vídeos abordam as boas práticas, as normas técnicas e também ensinam como produzir sete itens essenciais para a área médica, que atua na linha de frente do combate à Covid-19 no país.

Sobre a iniciativa, o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, Fabian Diniz, comentou: “As vestimentas hospitalares estão sendo muito utilizadas nesse momento de pandemia e uma informação importante é que 90% do que se consome no país, é importado. A partir do momento que capacitamos novas empresas para fabricar esses tipos de EPI’s no Brasil, começamos a atingir novas frentes, nacionalizamos um produto que é importado e, consequentemente, deixamos de depender de empresas estrangeiras. “

Os filmes produzidos relatam o passo a passo dos processos de fabricação de itens como a máscara cirúrgica, a touca, o macacão e o propé. Como conteúdo complementar, foi criado um Guia de Normas que contém a lista de resoluções e ensaios laboratoriais necessários para a fabricação de cada produto, e também um FAQ, para soluções de dúvidas que possam surgir.

“Desenvolvemos a série de oito videoaulas com o objetivo de orientar os empresários e profissionais do setor de confecção sobre os processos e protocolos necessários para a fabricação das vestimentas de proteção utilizadas pelos profissionais da saúde. É de extrema importância que esses produtos sejam confeccionados de forma a atender as particularidades demandadas para os seus usos. Atuar nesse segmento é uma oportunidade de negócio para nossos empresários e de fortalecimento da cadeia produtiva têxtil e de confecção.”, finalizou Nathalia Coelho – Pesquisadora do Laboratório de Tendências da Casa Firjan.

 

Videoaulas: https://casafirjan.com.br/educacao/videoaulas/videoaulas-para-fabricacao-de-vestimentas-hospitalares

Guia de Normas: https://firjan.com.br/News/casa-firjan/pdf/Guia_de_normas_Senai_Cetiqt_Firjan_Senai.pdf

FAQ: https://senaicetiqt.com/faq-firjan-senai-cetiqt/

 

 O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

voltar para lista