Horário de Verão 2018 começa dia 4 de novembro

O Horário de Verão 2018/2019 terá início no dia 4 de novembro, domingo, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. À zero hora do dia 4, o relógio deve passar para 1h e este dia terá uma hora a menos.

Com o Horário de Verão, o Leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília; Acre e Oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.

A nova data passou a vigorar neste ano, com a publicação do Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, que instituiu o horário de verão a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional. Assim, o Horário de Verão terminará a zero hora do dia 17 de fevereiro de 2019.

Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano e cujos dias são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931. O Observatório Nacional é responsável pela geração, distribuição e conservação da Hora Legal Brasileira (HLB), desde 1850, quando essa atividade teve início no país. É na sua sede, no bairro São Cristóvão, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, que será feita a troca de horário no domingo, dia 4.

voltar para lista