Meninas na Ciência: Observatório Nacional participa de palestras e oficinas para estimular a inclusão de mulheres nas áreas científicas

Com o objetivo de estimular o interesse pela ciência entre alunas do nono ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, acontece o “I Ciclo de Palestras e Oficinas: Meninas na Ciência”, com programação distribuída em quatro sábados. O primeiro encontro foi no dia 11 de novembro, sobre neurociências. Os próximos acontecem nos dias 25 de novembro, 2 e 9 de dezembro.

A pesquisadora Simone Daflon, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, participará deste circuito. No dia 9 de dezembro, ela ministrará uma oficina e uma palestra dedicada à Astronomia, contando sobre a contribuição das mulheres para a evolução dos estudos astronômicos.

“Esse trabalho é muito importante porque, em geral, as meninas não são estimuladas a participarem de carreiras em ciências e tecnologias. Acabam formando a ideia de são carreiras voltadas somente para homens. Nós devemos quebrar esse paradigma mostrando o quão importante é a participação das mulheres na ciência”, explica Simone Daflon.

O projeto é uma iniciativa de professores da Universidade Federal Fluminense e os eventos serão realizados no Auditório do Instituto de Física da UFF, no Campus da Praia Vermelha, em Niterói.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenD8YRprrY_30kXR3JDByeJt3ADISHtJXdSu625gVsNC9Dyw/viewform

Programação:

Matemática e Ciências da Computação – 25/11

Física e Química – 02/12

Geociências e Astronomia – 09/12

Horário: 9h30 às 16h30

Local: Auditório do Instituto de Física/UFF – Campus da Praia Vermelha, Niterói
 (Av. Milton Tavares de Souza, s/n – Gragoatá).