SENAI CETIQT na Bienal de Veneza 2021

Utilizando tecnologia de impressão 3D, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil

marca presença no evento

O SENAI CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, através do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, produziu, a partir de tecnologia de impressão 3D, a maquete do projeto “The Path of Consciousness”, que será apresentado na Bienal de Veneza, exposição mais importante de Arquitetura, Design e Artes do mundo, e que neste ano irá homenagear Lina Bo Bardi, arquiteta modernista ítalo-brasileira, uma das mais importantes arquitetas do país.

O projeto é a representação em escala da obra arquitetônica, que possui uma forma completamente orgânica e texturas altamente complexas, o que tornou a manufatura aditiva a única forma viável de reproduzir com fidelidade. Bernardo Barbosa, Consultor do SENAI CETIQT, explica que o desafio foi produzir as geometrias complexas em escala reduzida prevendo vários pontos de encaixe, já que as dimensões da estrutura não permitiam a impressão em um único bloco. “A escultura foi remodelada para criar as divisões e os encaixes realizados com ímãs. Foram impressas 7 partes diferentes na Fortus 450mc, uma impressora 3D de capacidade industrial, utilizando o ASA, um termoplástico de composição química semelhante ao ABS com alta resistência mecânica e precisão dimensional.”

Após a impressão, toda a estrutura foi planificada para tornar possível a aplicação dos adesivos nas partes tridimensionais. Raphael Lessa, analista do SENAI CETIQT, foi um dos designers responsáveis pelo projeto junto com Tallyson Vilela, e comenta que “a execução foi um sucesso. Conseguimos reproduzir a obra estruturalmente e esteticamente conforme planejado. Ficamos muito felizes com o resultado, e gostaríamos de parabenizar os idealizadores do projeto por representarem o Brasil tão bem internacionalmente.”, finalizou.

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.