13 de dezembro de 2018 | por Felipe Martins
Direitos humanos SIM!

Ao longo dos anos, nós da Target tivemos o desafio de atender clientes que atuam ou atuaram no campo dos direitos humanos. Ao mesmo tempo em que são trabalhos desafiadores, é muito gratificante poder somar com projetos que são tão importantes e fazem diferença na vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social.

De acordo com a ONU, “os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação”. Infelizmente, sabemos que esse conceito está distorcido e que muitas pessoas não têm seus direitos básicos respeitados.

Uma das coisas mais importante sobre trabalhar para esses projetos é o aprendizado que eles trouxeram para a agência e para a equipe que atuou neles. Com base na nossa experiência, separamos alguns pontos que devemos colocar em prática todos os dias, para ajudar a promover o respeito:

Entenda as especificidades alheias

Pessoas em situação de vulnerabilidade não são todas iguais. Cada grupo possui uma luta, uma necessidade e especificidades diferentes. Procure compreender e respeitar isso. Por exemplo, uma pessoa com deficiência auditiva tem necessidades diferentes de uma pessoa que usa cadeira de rodas.

Reconheça seus privilégios

Em um país como o Brasil, que é extremamente machista, racista, LGBTfóbico e preconceituoso de uma maneira geral, reconhecer seus privilégios é o primeiro passo para ajudar na luta por direitos iguais. Homens, pessoas cisgêneras, pessoas sem deficiência, heterossexuais e pessoas brancas sempre sairão na frente, quando o assunto é direito e liberdades individuais.

Tenha empatia

Não diminua a luta alheia. Não é porque você não sofre racismo, por exemplo, que ele não existe ou é “mimimi”. Seja empático com o próximo, ouça que ele tem a dizer e respeite sua posição.