05 de abril de 2018 | por Felipe Martins
A reinvenção do relacionamento com a imprensa na era digital

A era digital está transformando a nossa sociedade e a forma como consumimos não apenas serviços e produtos, mas também informação. Sendo assim, o trabalho de assessoria de imprensa ganhou novos rumos, se reinventando dentro de um contexto muito mais complexo e de um cenário em que os meios de comunicação tradicionais (TV, jornais e revistas) lutam para se manter relevantes, diante do crescimento diário das mídias digitais e informação ontime.

Não podemos dizer que os tradicionais releases e follow up perderam sua importância, muito menos enterrar os veículos impressos, a TV e o rádio. Porém, para um bem-sucedido trabalho de relacionamento com a mídia, hoje em dia é preciso considerar que mídias são essas com quem o assessor irá se relacionar, quais mídias e veículos serão trabalhados, e como o público-alvo do cliente que busca a assessoria consome informação, como falar com essas pessoas de maneira efetiva.

Junto com a transformação do serviço, quem trabalha com assessoria viu a necessidade de estar cada vez mais inserido no ambiente digital. Ter um bom texto e um bom trânsito nas redações ainda são fatores fundamentais, mas estar por dentro das novidades das redes sociais é um diferencial importante.

O planejamento e divulgação de uma pauta deixam de ser pensados e limitados ao mailing tradicional e passam a considerar páginas de Facebook, perfis de Instagram, blogs especializados, canais no Youtube etc. Importante ressaltar também o mapeamento de influenciadores e até dos micro-influenciadores digitais, que possuem um contato quase que direto com aqueles que os seguem. Se antes um bom release era essencial, atualmente um diferencial importante é explorar os recursos multimídia.

Um exemplo é a divulgação que fizemos para a última Parada do Orgulho LGBTI do Rio de Janeiro. Repleta de atrações conhecidas e adoradas pelo público do evento e que possuem grande influência digital, vimos a oportunidade de trabalhar a divulgação delas de forma estratégica no Instagram. Sendo assim, foram produzidos vídeos curtos com cada uma das atrações como Preta Gil, IZA, Pabllo Vittar e  Valesca Popozuda, que foram compartilhados com exclusividade em perfis de Instagram com grande influência com os LGBTIs (como é o caso do site Pheeno, que possui um perfil no Instagram com mais de 35 mil seguidores) ou com perfis que tradicionalmente divulgam atrações da cidade (por exemplo, o perfil da revista Veja Rio, com 234 mil seguidores).

Para a assessoria de peças de teatro, essa também é uma estratégia fundamental. Para o espetáculo infantil “Makuru – um musical de ninar”, por exemplo, foi elaborado um mailing específico de páginas no Facebook e perfis no Instagram, voltados para o público infantil e para a divulgação de programas pela cidade do Rio. Sendo assim, perfis como Cariocando no Rio, O Rio Não é Só Praia e Rio Com Crianças receberam o material de divulgação da peça.

As constantes mudanças nos estimularam a evoluir nas atividades ligadas ao relacionamento com a mídia, passando a entender que a prática da assessoria de imprensa agora é assessoria digital, onde o profissional entende as transformações do mercado e passa a aperfeiçoar os seus métodos de trabalho, ampliando seu mailing e ações nos meios digitais.

*texto escrito com colaboração do estagiário Mateus Alcântara