Desde que começou a ser realizada no Brasil, há 8 anos, a Black Friday é vista como a última chance para ofertar as novidades e aumentar as vendas antes das tradicionais promoções de final de ano. As empresas precisam se preparar para atender todas as exigências dos consumidores, desde a pesquisa pelos produtos até o tratamento pós-venda. O processo, porém, não é fácil. Seja nas lojas físicas, nas redes sociais ou no e-commerce, a demanda pelos produtos aumentam consideravelmente. Sendo assim, durante esse período a demanda de atendimento nas Centrais de Relacionamento também aumenta, vinda de clientes insatisfeitos com um serviço ou produto adquirido na data. Isso pode prejudicar a imagem da marca e gerar danos irreparáveis. Então, para que você e sua empresa estejam preparados para alcançar o sucesso na Black Friday, separamos algumas dicas importantes:
Invista em tecnologia
Atender individualmente a todos seus clientes é humanamente impossível. A solução pode ser contratar uma empresa que ofereça uma plataforma e um serviço inteligentes, que desenvolvam um sistema personalizado para as necessidades de cada cliente e que possam automatizar, sem perder o lado humano, ao máximo o processo de atendimento ao público.
Alinhe os processos
Quando falamos de pessoas, o investimento das marcas precisa ser em contratação e em treinamento. Uma equipe mal treinada ou, em número inferior a demanda gerada pela data, com certeza será uma frustração enorme para os novos clientes adquiridos. Diante disso, é essencial alinhar com os colaboradores a maneira ideal de atender.
Monitore os canais
As edições da Black Friday trazem um grande aumento nas vendas, mas também vêm acompanhadas de um enorme número de reclamações. Por isso, é fundamental monitorar os canais de relacionamento constantemente durante o período. A Target, por exemplo, analisa canais como o Facebook e o Reclame AQUI! para ajudar a identificar os problemas e solucioná-los rapidamente.
Esteja presente no máximo de canais possível
Esteja em todos os canais e ofereça um atendimento omnichannel. Mais exigentes e atentos no que pode chamar a atenção do maior número de pessoas, os consumidores exigem respostas rápidas e definitivas para suas dúvidas ou reclamações. Portanto estar presente e atender seu cliente de forma eficiente e de maneira complementar em todos os canais é hoje uma obrigação das empresas.
Promova o relacionamento
Além de divulgar conteúdo, é preciso instigar o relacionamento com a marca. Mantenha e intensifique uma rede de relacionamento da empresa com o cliente. A Black Friday é a oportunidade ideal para aproveitar o grande fluxo de pessoas que se reúnem para comprar. Mas, para isso, é preciso contar uma equipe organizada para priorizar o atendimento das demandas, dúvidas e sugestões dos consumidores, fortalecendo relações e ampliando oportunidades de negócios.
Personalize o atendimento
Hoje, ninguém mais quer ser tratado de maneira padrão ou engessada. Personalizar o atendimento é um passo importante para gerar um estreitamento maior com o cliente. Chamá-lo pelo nome, facilitar a busca de produtos através de sugestões adequadas ao seu perfil, entre outros, são os fatores que diferem as empresas.
Pensando nessas dicas e, colocando-as em prática, temos certeza que você conseguirá usufruir ao máximo da data e captar uma base de clientes que tiveram uma ótima experiência com a loja.