03 de julho de 2020 | por Target Assessoria de Comunicação
O Reels chegou para revolucionar o Instagram

O Instagram lançou o Reels, um recurso dos Stories que permite gravar vídeos criativos usando áudios, efeitos, dublagens e vários takes em sequência. O Reels é uma versão repaginada do “Cenas”, ferramenta que já estava disponível no Instagram e que servia de teste para essa nova fase da companhia. No Brasil, celebridades como Maísa e Dennis DJ já vêm produzido conteúdo para a nova funcionalidade. O canal ‘Esporte Interativo’ também tem alimentado sua conta na rede social através do Reels.

O recurso une o Cenas, antigo recurso do Instagram que estava em testes, com vídeos curtos e editáveis até 15 segundos. A funcionalidade chega para rivalizar com a plataforma TikTok, que é sucesso no mundo inteiro. As opções de edição incluem a possibilidade de adicionar músicas da biblioteca do Instagram, efeitos, temporizador e recortar e juntar diferentes trechos de vídeo em uma só produção. O Reels estimula o usuário a se expressar e, ao mesmo tempo, criar conteúdo de entretenimento.

Como produzir um Reels?

O Reels oferece um menu lateral com quatro opções – “Áudio”, “Velocidade”, “Efeitos” e “Temporizador”. Em “Áudio”, o usuário pode escolher qualquer música da biblioteca, assim como nos Stories do Instagram. É uma opção para quem deseja fazer dublagens ou desafios. A opção “Velocidade” controla a reprodução do vídeo, deixando-o mais lento ou mais rápido. Em “Efeitos”, o usuário tem acesso aos mesmos filtros do Stories. O “Temporizador” gera uma contagem para auxiliar na coordenação de cada um dos takes. 

Para gravar, basta pressionar o botão central. Depois, uma nova função é disponibilizada, chamada “Alinhamento”. Lá, cria-se uma silhueta para que o usuário consiga manter o enquadramento. Depois de editar o vídeo, o usuário precisa selecionar a seta ao lado direito do ícone do Reels para avançar ao compartilhamento. Nessa etapa, é possível desenhar, escrever e utilizar os outros recursos de edição de Stories.

E agora?

O mundo é digital e cada vez mais pessoas migram para a internet procurando entretenimento e conteúdo de qualidade. Um bom posicionamento através da utilização de estratégias bem pensadas, são meios muito ricos para a construção de uma imagem alinhada ao discurso. A Target faz a gestão e a produção de conteúdo para redes sociais, sempre com criatividade e atenção ao factual, a partir de um planejamento totalmente alinhado aos propósitos institucionais. O Reels chega trazendo uma nova linguagem que vai permitir uma nova forma de interagir no Instagram. E nós estamos atentos a isso.