O teatro é lugar de fala. É espaço vivo de troca e promoção de ideias. A nós cabe ampliar esse lugar de fala e fazer chegar a tantos outros ouvidos tudo aquilo que se diz nos palcos ou praças pelas vozes e corpos de atores, atrizes e os demais profissionais que fazem existir o fazer teatral.
Ao longo dos nossos 25 anos, tivemos o privilégio de cuidar da divulgação de vários projetos teatrais: espetáculos, oficinas, fóruns, ocupações culturais, eventos de teatro de rua, prêmios de teatro infantil, mostra de teatro para crianças…foram dezenas de atividades que nos trouxeram experiência, grandes histórias e nos deram a certeza que um trabalho de comunicação e assessoria de imprensa para cultura precisa aliar profissionalismo, capacidade técnica e uma sincera conexão com o grupo, ator, atriz ou equipe que nos contrata.
Podemos chamar de “sincera conexão”, mas também de envolvimento ou vínculo afetivo. Porque as horas acompanhando ensaios, leituras de textos ou provas de figurinos criam uma sintonia e cumplicidade que só favorecem o bom trabalho de assessoria de imprensa. Permitem segurança e fluidez para sugerir uma pauta. Despertam “aquela ideia diferente” que torna o espetáculo ou projeto únicos e assim, ganham maior chance de atrair interesse do editor, jornalista ou responsável por uma rede social que trata de assuntos que têm ver com o projeto teatral. São infinitas as possibilidades e ações para um trabalho relevante de assessoria de imprensa para teatro e cultura. E se o teatro é representatividade, empatia e espaço de troca, precisamos reverberar isso com propriedade, seriedade e muitas vezes cumprindo também um papel social na condição de profissional de comunicação.
Não existem fórmulas ou receitas. Mas o trabalho que realizamos para projetos ou espetáculos como a Cia dos Comuns, Makuru – um musical de ninar, mostra Palco Giratório, Príncipe Peralta, Prêmio Zilka Salaberry, Cia dos Prazeres, Mostra CBTIJ de Teatro para crianças, Grupo Teatro de Anônimo, Festival Arte Pública e tantos outros nos deixaram algumas lições:
-Ouvir todos da equipe ajuda a compreender tudo o que envolve o projeto
-Estar junto, presente, potencializa o trabalho de comunicação
-Conhecer e pautar diferentes meios de comunicação não é alternativa – é fato.
Texto escrito por Márcia Vilella, sócia e diretora da Target Assessoria de Comunicação
Foto: Salomão Iwata