Da sala de aula à linha de produção: SENAI CETIQT incentiva os seus alunos a trabalharem com o jeans através do Concurso Denim Day

A Faculdade SENAI CETIQT, em parceria com a empresa Canatiba, realizou em agosto deste ano o “Concurso Denim Day”, um evento que, além de homenagear o aniversário de 150 anos do jeans, um tecido que transcende gerações e fronteiras, deu vida a interpretações criativas e inovadoras pelas mãos dos talentosos estudantes do curso de Design de Moda da instituição.

Sendo um têxtil versátil, que conquistou o coração de todos, a história do jeans teve origem com um tecido de sarja de algodão, em 1792, na cidade francesa de Nîmes. Esse tecido rapidamente se tornou conhecido como a matéria-prima da famosa calça jeans. Patenteadas em 1873, nos Estados Unidos por Jacob Davis, um alfaiate, e Lévi Strauss, dono de uma fábrica de tecidos em São Francisco, a calça jeans que inicialmente foi destinada a ser uma peça resistente para o trabalho, evoluiu para se tornar um item essencial no guarda-roupa de todos, independentemente da idade, cultura ou classe social. Com o seu apelo universal e capacidade de se adaptar a diferentes contextos, o denim conquistou seu lugar como um dos materiais mais influentes na indústria da moda.

No entanto, por mais que o jeans seja muito conhecido e trabalhado pelo mundo inteiro, ele ainda demonstra ser um desafio para profissionais recém-formados que entram no mercado de trabalho sem estarem familiarizados com a usabilidade dele, enquanto matéria-prima para a criação e produção de peças. Diante dessa realidade, o “Concurso Denim Day” surge como uma das ações realizadas pelo SENAI CETIQT para incentivar os alunos a trabalharem, desde o início da graduação, o uso desse material.

Segundo as professoras do curso de Design de Moda do SENAI CETIQT, Cristiane Santos e Diva Costa, encarregadas pela produção do concurso, eventos como esse mostram aos alunos como é o mundo real do trabalho, uma vez que são treinadas habilidades socioemocionais, responsabilidade social e inteligência emocional. Para ambas, tais elementos são fundamentais para a capacitação e qualificação de futuros profissionais.

Com uma infraestrutura admirável, o SENAI CETIQT possui instalações inovadoras, incluindo laboratórios de ponta, para que os alunos possam experimentar as últimas novidades do mercado durante a sua formação. Dentre eles, o laboratório de estamparia e a lavandaria têxtil, que são equipados com tecnologia de última geração, assim os alunos podem explorar uma variedade de materiais, incluindo o lendário denim. A abordagem prática adotada pela instituição prepara futuros designers de moda para enfrentar qualquer desafio no mercado global.

Neste marco de 150 anos do Jeans, o SENAI CETIQT reafirma o seu compromisso com a formação de profissionais criativos e conscientes, capacitados para revolucionar o futuro da indústria têxtil e de confecção e explorar todas as facetas dos mais diversos tipos de tecido.

 

A FACULDADE SENAI CETIQT

A Faculdade SENAI CETIQT busca, constantemente, a inovação em educação, seja por meio de cursos pioneiros, no Brasil e no mundo, seja por parcerias com instituições e empresas relevantes dos setores industriais com as quais atua.

A metodologia SENAI é baseada em contextualizações reais do mercado de trabalho, sendo assim, o aluno já chega ao mercado preparado para encarar os desafios atuais e, inclusive, propor soluções inovadoras, que acompanham o conhecimento das novas tecnologias.

O curso de graduação em Design de Moda do SENAI CETIQT é considerado o melhor do Rio de Janeiro e tanto esse curso, quanto as pós-graduações EAD, possuem conceito máximo no MEC.

 

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (instalado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão) e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, que é o responsável pela gestão dos projetos integrados com SEBRAE e com o Grupo SOMA. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

 

voltar para lista