A produção promete arrancar risos e emoções do público com uma narrativa renovada e atual do Natal com muita música, humor e aventura.
A programação natalina ganha ares tropicais com a exibição do filme “Liga do Natal – uma aventura no Rio”. O cine FUNARJ e os cinemas da Rede Cine+ do Rio de Janeiro, Guapimirim, Itaocara, Paraty, Areal e Casimiro de Abreu vão receber a produção da Universus realizada em solo carioca.
A produção traz como protagonista uma Mamãe Noel negra e empoderada, o icônico Papai Noel, e os símbolos do natal Estrela, Árvore, Boneco de Neve e Duende. Nessa aventura, a turma da Liga do Natal desembarca na Cidade Maravilhosa em busca das merecidas férias antes do período mais animado do ano. Mas uma reviravolta inesperada ocorre quando um vilão misterioso ameaça acabar com o Natal produzindo uma série de fake news sobre o Papai Noel.
Com uma narrativa repleta de humor e atualidades, o filme trabalha temas cotidianos e pauta questões como solidariedade, respeito à diversidade e inclusão. A experiência ainda oferece tradução em libras e legendagem para ampliar o acesso a todos. “Toda concepção do projeto parte da perspectiva de que no natal estamos mais propícios a ter um olhar mais cuidadoso para si, para o outro e para o mundo. Neste sentido, toda narrativa é construída de modo a inspirar bons pensamentos, atitudes e valores que possam fortalecer os vínculos sociais”, ressalta Flávia Muluc, Diretora Artística e Pedagógica do projeto.
Segundo Priscylla Mesquita, Diretora Geral do Projeto: “A Liga do Natal é uma verdadeira plataforma de entretenimento natalino, uma vez que além das telonas do cinema, a narrativa também se expande em outros formatos e canais digitais, desde memes e dancinhas no tiktok, bastidores no instagram, dicas de receitas e presentes manuais no Youtube até uma playlist com uma trilha original no Spotify, Deezer a Apple Music, tornando o conteúdo acessível para que toda a família desfrute desse período mágico”. Nessa perspectiva transmídia, além do filme e dos canais digitais, a Liga do Natal se desdobra em um evento itinerante com espetáculo teatral, cinema e brincadeiras nas praças, contação de histórias, oficinas de arte, distribuição de gibis, globo de neve gigante e shows de atrações locais.
A Liga do Natal conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto já conta com 8 edições, 30 cidades e mais de 140 mil pessoas impactadas diretamente. Além de proporcionar alegria e diversão às famílias, o projeto tem impacto positivo na geração de conhecimento, emprego e renda, envolvendo ativamente as comunidades locais em seu processo de produção e desenvolvimento. No ano de 2022, mais de 200 empregos foram criados, 2,6 toneladas de alimentos foram doados e mais de 20 mil pessoas participaram de um natal inesquecível.
Sobre a Enel Distribuição Rio:
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Serviço Liga do Natal 2023
Exibição do filme “Uma aventura no Rio”
Rio de Janeiro (sessão única)
Data: 1 de dezembro
Horário: 14h
Local: Teatro Alcione Araújo – Biblioteca Parque Estadual – Av. Presidente Vargas 1261, Centro
Guapimirim
Datas: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Praça Agnaldo Pereira – Rua Lozita Julião Fernandes, 339-405 – Parada Modelo
Itaocara
Datas: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 10h
Local: Rua Coronel Roque Teixeira Alves – Rua Cel. Roque T. Alves, 83 – Cidade Nova
Paraty (exibição itinerante*):
30/11 (quinta-feira): Bairro Ilha das Cobras, às 20h
02/12 (sábado): Bairro Ponte Branca, às 20h
07/12 (quinta-feira): Bairro Caboré, às 20h
09/12 (sábado): Bairro Pantanal, às 20h
14/12 (quinta-feira): Bairro Corisco, às 20h
16/12 (sábado): Bairro Condado, às 20h
21/12 (quinta-feira): Bairro Várzea do Corumbê, às 20h
22/12 (sexta-feira): Bairro Várzea do Corumbê, às 20h
*OBS: programação sujeita a alteração, sem aviso prévio. Para confirmação do local de exibição, acessar: https://cinemais.art.br/ e https://www.instagram.com/redecinemais/
Areal
Datas: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Rua Nicanor Garcia da Rosa, 197
Casimiro de Abreu
Datas: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Praça Jadylson Marchan de Araújo – Rua Alcebiadina Demier Brust, no loteamento Jardim Aparecida
Jacarezinho
Datas: 15 e 16 de dezembro
Horário: 17h e 19h
Local: Cine FUNARJ, na Sala Compositor Barbeirinho do Jacarezinho – Av. Darci Vargas, Jacarezinho, Rio de janeiro
Cantagalo Pavão-Pavãozinho (PPG)
Datas: 14 e 15 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Cine FUNARJ, Cantagalo Pavão-Pavãozinho (PPG), no Auditório do Brizolão – Rua Alberto de Campos, 12
Elenco
VERÔNICA BONFIM – MAMÃE NOEL
Verônica Bonfim é Doutora em Ciência Florestal (UFV-MG) e artista brincante. É atriz, cantora, compositora e escritora. Tem dois livros infantis publicados, ‘A menina Akili e seu tambor falante’ (2016) e ‘A revolução da Tereza, a rainha quilombola’ (2022). Recebeu os prêmios: Escritas Pretas 2022, pelo seu livro 1° livro infantil ‘A menina Akili e seu tambor falante’ e o Prêmio APTR como melhor espetáculo infanto-juvenil de 2021, pelo musical de mesmo nome, adaptação do seu livro e atualmente em circulação nacional. O musical idealizado e protagonizado por Verônica Bonfim, tem roteiro (texto e músicas) e direção artística assinados por ela.
BETO VANDESTEEN – PAPAI NOEL
Ator, Cantor e Dublador. 44 anos de idade.
Participou de 27 espetáculos teatrais (como “O Ateneu” com direção de Leonardo Brício, “Quiproquós” de Paulo Reis e “Academia do Coração” de Flavio Marinho), muitos dos quais eram musicais (como “Um Violinista no Telhado”, “O Mágico de Oz” e “Kiss me Kate”, todos da dupla Charles Moeller e Claudio Botelho, e “Chacrinha, o musical”), além de participar de diversas novelas e programas de TV (“Pega Pega”, “Espelho da Vida”, “Verão 90”, “Liberdade Liberdade”, onde viveu Dom João VI, “A diarista”, “Malhação”, “Ilha de Ferro” e “Shippados”, entre muitos outros).”
LUIZ BORGES – BONECO DE NEVE
Ator, escritor e manipulador de bonecos.
Infantil: “Vila Encantada de Natal”, “Garfield”, “Cocoricó”, “Shrek”, “Cinderela”, “João e Maria”, “Branca de Neve”, “Meu Amigãozão”. Adulto: “O Santo Milagroso”, “Auto da Barca do Inferno”, “Doce Veneno”. Autor – “Romeu e Julieta Num Lindo Lago Azul”, “O Reino das Abóboras”, “A Caixa Mágica dos Primeiros Socorros”, “Oxente Cinderela”, “Vila Encantada de Natal (co-autor)”. Televisão – “Sítio do Pica-pau Amarelo, 2002/2007”. “Liga do Natal (série e filme), 2020”. Digital: Canais – “Rezendinho”, “Gabo”.
PAULA FRASCARI – ÁRVORE DE NATAL
Formada em Artes Cênicas na Estácio de Sá (2006) e Cinema (2010) também. Paula Frascari é atriz, agora no ar em Todas as Flores, na Globo e Globoplay. Acabou de finalizar o último longa do Leandro Hassum, Meu cunhado é um Vampiro para Netflix. Ela tem diversos trabalhos na Globo, Multishow, HBO, Netflix, Amazon e Warner. Novelas e minisséries como Além da Ilusão, Amor de Mãe, Salve se quem puder, Verão 90, Filhos da Pátria, Suburbanos, Procurando Casseta & Planeta entre outras. Atuou em trabalhos de sucesso entre peças, filmes e novelas, onde contracenou com grandes nomes da televisão nacional. Paula também viveu a personagem Darlene, a versão jovem de Marília Pera em Pé na Cova, (2014 a 2016). Na série Os dias eram assim (2017), foi Cora jovem, personagem que, na segunda fase, foi vivida por Susana Vieira. Estudou dança contemporânea na companhia de Deborah Colker, jazz com Carlota Portella, interpretação e musical com a prestigiada diretora Cininha de Paula entre outros diretores consagrados. Por 4 anos circulou com o espetáculo “Vila Encantada de Natal”.
NADY OLIVEIRA – ESTRELA GUIA
Nady Oliveira é atriz, bailarina de sapateado, assistente de direção artística, compositora e estuda canto. Pernambucana, reside no Rio de Janeiro desde 2014. Iniciou sua trajetória artística em 1996, atuando em diversos espetáculos de diversos gêneros. Fez diversos cursos livres como Teatro avançado pelo SESC, com cinco anos de sapateado na Escola Carol Lemos, Teatro épico com Sergio Carvalho da Cia do Latão, Técnicas de Anton Tchekhov com Samuel Santos- Cia o Poste. Seus últimos espetáculos foram: ”Vila Encantada de Natal” em 2019, Que Tempos são Esses? Bertold Brecht, pela companhia Ensaio Aberto Temporada no CCBB RJ, Leituras Dramatizada dos espetáculos do Bertold Brecht “Dias da Comuna”, “Um Homem é um Homem”, “A Vida de Galileu Galilei realizadas no CCBB RJ, “Os Dez dias que abalaram o mundo”, pela companhia Ensaio Aberto com 1000 espectadores por apresentação, “Luz nas trevas” de Bertold Brech com Companhia Ensaio Aberto, Musical Canto Negro com a companhia Ensaio Aberto com mais de 700 espectadores por apresentação e Yabá Mulheres negras Direcao Luiza Loroza no Teatro do Sesc.
MARCOS CAMELO – DUENDE BOM
É formado pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna em 2004, pesquisa as técnicas de palhaço desde 2002 com mestres do Brasil e internacionais. Atuou nos espetáculos: “Inventário”, Os Fabulosos (Os Fabulosos), Contos do Mar (Cia 4 Manos), Nosso Grande Espetáculo, TV Brasil Especial Palhaçaria. E em rede aberta e versão online, Eu, Romeu (Adorável Companhia). Protagonista da Série Televisiva A Liga do Natal em 2020. Ele também é o Palhaço Totó, tem olhos no céu e os pés plantados na terra.
CECÍLIA VIEGAS – NATA
Iniciou seus estudos de ballet com três anos de idade. Aos onze anos já participava de Festivais Internacionais de Dança, como o festival de Joinville, sendo premiada em categorias infanto-juvenil. Ingressou na disputada Escola Estadual de Danças Maria Olenewa aos doze anos, onde se formou em 1999. Estudou com grandes mestres do ballet clássico como Denis Gray e Dona Eugênia Feodorowa, além de uma breve passagem como bolsista no London Studio Centre, em Londres, Inglaterra. Trabalhou como corpo de baile no Theattro Municipal do Rio de Janeiro, nas montagens de Giselle, O Quebra Nozes e La Bayadere. Em 2008 iniciou sua pesquisa em acrobacia aérea. Foi selecionada pela Funarte artista residente no Circo Crescer e Viver, e cursou Pós Graduação em Atividades Acrobáticas do Circo e da Ginástica (PUC-PR). Na TV, a Liga do Natal é sua grande estreia.
KELSON SUCCI – LINO
É ator premiado no Grande Prêmio de Cannes (2019) com Bluesman, de Baco Exu do Blues. Kelson é cria do Complexo do Alemão (RJ). É idealizador/ator-performer/dramaturgo/diretor e curador da obra “Cuidado com Neguin”, sucesso de bilheteria em duas temporadas no Rio de Janeiro e destaque do “Dramaturgias 2” do Sesc Ipiranga, em SP. Estudou no Teatro O Tablado e no Coletivo Brecha. Protagonista do premiado longa “Selvagem” (Pietá Filmes – 2019), dirigido por Diego da Costa, Kelson foi indicado a categoria “Melhor Ator” no Festival Guarnicê. Foi artista convidado da People’s Palace Projects para fazer uma residência artística no projeto Creative Lab, em Londres. Fez parte do núcleo de protagonistas da série “Cinema de Enredo”, dirigida por Luiz Antonio Pilar, com estreia prevista para o final de 2020. Esteve em cartaz com a peça Filhos D Medea, no Rio de Janeiro, dirigida por Marco André Nunes. Artista convidado do Festival Arte Core 2019. Atuou no núcleo de protagonistas da série “Fim De Comédia” (interrompida na pandemia). Viveu Edmundo em “Álbum em Família” (Raccord Produções), longa-metragem filmado em casa e dirigido por Daniel Belmonte. Convidado para apresentar o Festival de Música Brasileira Coala Virtual 2020.