Com uma programação para todas as idades, gratuita e acessível em libras e audiodescrição, o evento e o filme apostam em uma experiência inclusiva
A promoção de recursos de acessibilidade em eventos desempenha um papel importante na construção de uma sociedade inclusiva e diversa. Quando há um investimento nessas áreas é possível, não só atender as necessidades de diferentes públicos, como também ampliar o acesso à cultura e ao entretenimento. A Liga do Natal é uma dessas iniciativas que busca fortalecer e renovar a tradição natalina por meio de valores como solidariedade, inclusão e respeito à diversidade. Apostando na interatividade com o público, sem deixar de lado o compromisso com a acessibilidade, o espetáculo investe em atender às necessidades de pessoas surdas, pessoas cegas e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), trazendo na sua programação a participação de intérpretes de Libras, durante toda a apresentação, e a presença do recurso de audiodescrição para pessoas cegas – proporcionando um ambiente que garante a todos os espectadores uma experiência acolhedora de acordo com suas necessidades individuais.
Para a audiodescritora Rosemary Lucas, a acessibilidade é muito importante para atender e dar às pessoas as mesmas oportunidades de viver e sentir o espetáculo: “A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que atende pessoas cegas ou com baixa visão. Traduzindo em palavras, com riqueza de detalhes, todos os elementos visuais de um projeto, como: gestos, características físicas, iluminação, figurinos, movimentos, entre outros, para que essas pessoas possam formar na sua mente tudo que se passa na apresentação. Poder trazer isso para a Liga do Natal deixa meu coração muito aquecido, pois, o projeto traz essa acessibilidade mostrando que todos são bem-vindos a sentir a magia do Natal”, conta.
A presença de um intérprete de Libras na Liga do Natal também é um exemplo de como a acessibilidade pode tornar a arte mais inclusiva e emocionante, pois permite que pessoas surdas possam compreender a mensagem da peça e se envolver emocionalmente com a história. “Com certeza, falar sobre a acessibilidade neste espetáculo, em especial, que fala sobre a união, empatia e solidariedade, me traz grande satisfação e alegria. A presença de um intérprete de Libras na peça e na exibição do filme, também ajuda a conscientizar o público sobre a importância da acessibilidade e da inclusão, além de ser uma forma de promover a diversidade e a igualdade, permitindo que mais pessoas possam ter acesso à cultura e a arte. Contribuir com isso está sendo uma experiência única e inesquecível, pois, faço parte da comunidade surda há mais de 30 anos e é mesmo um sonho realizado ver que não é apenas pela obrigatoriedade que a Liga leva essa mensagem acessível, realmente vemos a responsabilidade social de todos do elenco, produção e direção. Vejo o interesse e a ânsia de que todos sejamos contemplados. Todos nós vivenciando o Natal de forma única e especial”, explica Sheila Oliveira, Intérprete de Libras da Liga do Natal.
Durante a passagem da Liga pela cidade de Petrópolis, as espectadoras Isabele e Ana Paula puderam apreciar e sentir toda a magia da peça graças a acessibilidade, oferecida pelo projeto, para pessoas surdas: “É incrível ter essa acessibilidade com um intérprete que me ajuda a compreender o contexto da história. Antigamente, nós não tínhamos isso, nós íamos para os teatros e os atores apenas falavam e nos nos sentíamos excluídos, tentando entender o que estava se passando. Mas agora, com esses recursos, nós conseguimos entender. Eu estou muito feliz em ter a intérprete de libras na Liga, isso me ajudou bastante. Inclusive, eu pude perceber que as cadeiras reservadas para PCD não eram tão coladas no palco como costuma ser e isso foi muito legal, porque assim conseguimos visualizar melhor o intérprete, sem que nada nos atrapalhasse. Me senti acolhida de verdade. Foi perfeito estar aqui”, declarou Isabele.
O projeto itinerante Liga do Natal promove uma verdadeira festa para confraternizar e reunir toda a família na sua programação. Com brincadeiras em praças, contação de histórias, oficinas de arte, distribuição de gibis, Cine de Natal e shows de atrações locais, o projeto também apresenta o espetáculo teatral “Liga do Natal”, cuja história tem como protagonista uma Mamãe Noel negra e empoderada que, junto com o Papai Noel e os símbolos do Natal – Estrela, Árvore, Boneco de Neve e Duende – viverão uma verdadeira aventura no Rio de Janeiro.
A Liga do Natal conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto já conta com 8 edições, 30 cidades e mais de 140 mil pessoas impactadas diretamente. Além de proporcionar alegria e diversão às famílias, o projeto tem impacto positivo na geração de conhecimento, emprego e renda, envolvendo ativamente as comunidades locais em seu processo de produção e desenvolvimento. No ano de 2022, mais de 200 empregos foram criados, 2,6 toneladas de alimentos foram doados e mais de 20 mil pessoas participaram de um natal inesquecível.
Sobre a Enel Distribuição Rio:
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Serviço Liga do Natal 2023
Exibição do filme “Uma aventura no Rio”
(https://www.youtube.com/watch?v=LGFBHmczQs8&t=2s&ab_channel=LigadoNatal)
Guapimirim
Datas: 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Praça Agnaldo Pereira – Rua Lozita Julião Fernandes, 339-405 – Parada Modelo
Itaocara
Datas: 17 de dezembro
Horário: 10h
Local: Rua Coronel Roque Teixeira Alves – Rua Cel. Roque T. Alves, 83 – Cidade Nova
Paraty (exibição itinerante*):
14/12 (quinta-feira): Bairro Corisco, às 20h
16/12 (sábado): Bairro Condado, às 20h
21/12 (quinta-feira): Bairro Várzea do Corumbê, às 20h
22/12 (sexta-feira): Bairro Várzea do Corumbê, às 20h
*OBS: programação sujeita a alteração, sem aviso prévio. Para confirmação do local de exibição, acessar: https://cinemais.art.br/ e https://www.instagram.com/redecinemais/
Areal
Datas: 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Rua Nicanor Garcia da Rosa, 197
Casimiro de Abreu
Datas: 17 de dezembro
Horário: 16h
Local: Praça Jadylson Marchan de Araújo – Rua Alcebiadina Demier Brust, no loteamento Jardim Aparecida
Jacarezinho
Datas: 15 e 16 de dezembro
Horário: 17h e 19h
Local: Cine FUNARJ, na Sala Compositor Barbeirinho do Jacarezinho – Av. Darci Vargas, Jacarezinho, Rio de Janeiro
Cantagalo Pavão-Pavãozinho (PPG)
Datas: 14 e 15 de dezembro
Horário: 18h30
Local: Cine FUNARJ, Cantagalo Pavão-Pavãozinho (PPG), no Auditório do Brizolão – Rua Alberto de Campos, 12, Rio de Janeiro
Programação cultural multiplataforma e transmídia
A Liga do Natal engaja o público por meio de diversos canais, oferecendo uma experiência rica em entretenimento. Além da caravana itinerante e da produção audiovisual, a Liga apresenta conteúdo digital exclusivo. O site oficial (https://ligadonatal.com.br/) serve como portal central, enquanto as redes sociais do projeto, como a página no Instagram (https://www.instagram.com/ligadonatal/), a página no Facebook (https://www.facebook.com/ligadonatal/), o canal do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYRgpxhqyvvgJVJFlw4fvlQ), o canal no TikTok (https://www.tiktok.com/@ligadonatal), oferecem uma variedade de conteúdos. A trilha sonora original do projeto também está disponível no Spotify (https://open.spotify.com/artist/45lE1j0qT2GBWxlSzfI1EO?si=_4M0rog1QFSHApavLNeplg), no Deezer (https://www.deezer.com/br/artist/115700292) e na Apple Music (https://music.apple.com/br/album/liga-do-natal-ep/1655145552), garantindo que a experiência seja acessível nas mais diversas plataformas.