SENAI CETIQT apresenta, junto a palestra de lançamento das tendências para a temporada Outono /Inverno 24, da plataforma Inova Moda Digital, um white paper sobre as temáticas da estação, a partir do conceito “Um Espetáculo – Fora do Eixo”

O Senai Cetiqt lançou o e-book “Espetáculo Fora do Eixo” por meio da Plataforma Inova Moda Digital. O livro aborda os impactos da evolução dos sistemas de Inteligência Artificial na criação de produtos de moda, produção de imagens e desfiles. Além disso, traz à tona questionamentos sobre os problemas reais que o uso da IA resolve, bem como os riscos e desafios enfrentados pela indústria da moda e pelos pequenos negócios. O argumento principal é que o foco atual não está na tecnologia, mas sim na criatividade.

A palestra, que dá ênfase à criatividade e inicia um debate sobre como a evolução dos sistemas de IA podem impactar a criação de produtos de moda, é complementada pelo informativo, que traz inspirações para uma jornada criativa das novas coleções. Para esse lançamento, e a partir dessa nova temporada, o Inova Moda Digital, fruto do convênio SEBRAE Nacional/SENAI CETIQT, passa a compartilhar além da palestra on-line, um white paper disponível para download.

O material apresenta o conceito central, pautado na criatividade como força motriz para a indústria da moda, e promove um debate sobre os possíveis impactos para os pequenos negócios, a partir da evolução dos sistemas de Inteligência Artificial como ferramenta para criação de produtos de moda, produção de imagens e desfiles, o informativo se propõe a complementar, inspirar ou trazer referências de materiais, cartela de cores e formas de produtos, para a futura temporada.

“A inteligência artificial pode proporcionar uma economia de custos, eficiência e agilidade de resultados jamais vista antes, mas, principalmente deve ser entendida como uma ferramenta poderosa, capaz de aprimorar e potencializar a criatividade humana. Se por um lado parece que vamos ficar para trás se não nos adaptarmos rapidamente às mais recentes inovações tecnológicas, por outro, é preciso pensar que, além da quantidade e da padronização das coisas, é necessário questionar e manter o debate se somente dados, eficiência, produtividade serão suficientes para sustentar a moda no futuro. Nós, os humanos, somos os únicos capazes de usar a nossa sensibilidade e a habilidade de pensar de forma divergente, de ousar, de sair fora do eixo, e focar na diferenciação e na sustentabilidade. Afinal, ninguém quer fazer compras em um ambiente frio e automatizado”, analisa Chris Rangel, Coordenadora de Serviços de Consultoria Moda & Design do Senai CETIQT e Head de Pesquisa do Inova Moda Digital.

O conceito central da temporada foi elaborado a partir do propósito de sair do convencional e trazer algo lúdico, acessível e que exalte a criatividade humana: o circo contemporâneo, um lugar do saber, que une uma grande comunidade aberta ao território onde convivem valores de tolerância, responsabilidade, solidariedade, educação, pesquisa artística e inovação cultural. Desta forma, os temas Fantasia, Movimento e Improvável, não só refletem as influências do contexto atual, relacionados aos novos nichos geracionais, às reconfigurações dos sistemas e dos processos, às preocupações em desenvolver alternativas regenerativas, como também inspiram os negócios de moda a percorrerem o universo da emoção, da arte, dos sons, cores e performances divertidas, dramáticas e reflexivas, dos artistas circenses que, movidos pela paixão, se superam continuamente na busca de criarem uma arte nova e empolgante, em ambientes mágicos e arrebatadores.

“O futuro aponta para o alvorecer de uma nova era e para um novo perfil profissional da indústria da moda, que seja capaz de conjugar eficiência com diferenciação, ou seja, aprender a conciliar decisões operacionais mais ágeis e precisas do que os seus concorrentes, com a produção de possibilidades originais e únicas. Juntos, os cientistas criativos, poderão criar soluções inovadoras e revolucionárias, que impulsionam a economia da criatividade. Enquanto aprende, exercite e libere todo o seu potencial criativo e não tenha medo de colocá-lo em prática e de colaborar para a construção de um futuro mais imaginativo e sustentável!”, diz Chris Rangel.

A plataforma Inova Moda Digital, desenvolvida pelo SENAI CETIQT, foi lançada em 2019 e é um canal digital a serviço de profissionais e empresas de moda e confecção, para promover conexões entre os atores da cadeia e disponibilizar conteúdo relevante e atualizado sobre o setor. Para saber mais e ter acesso ao e-book, acesse: https://materiais.senaicetiqt.com/pos-lancamento-imd-inverno

O SENAI CETIQT 

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI) e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

voltar para lista