Evento contou com o anúncio dos vencedores do IV Concurso de Design de Estampas e I Concurso de Design de Joias
No último dia 24 de novembro, o SENAI CETIQT sediou o último dia do VIII Congresso Internacional de Direito da Moda da OAB do Rio Janeiro. O evento é uma imersão no Direito da Moda e contou com uma programação recheada de conteúdo e troca de experiências. Os congressistas tiveram a oportunidade de realizar um tour imersivo pelas instalações do SENAI CETIQT Barra, conhecer os processos da indústria da moda, métodos de ensino e trabalhos acadêmicos. Além disso, foram realizadas palestras sobre as nuances entre as inspirações e o plágio na Moda e os 7 erros dos elementos de design.
Diva Costa, Professora de Design de Moda do SENAI CETIQT fala que a Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ é formada por vários profissionais, tanto da área de direito quanto da área da moda. Para ela, o fato deles terem reconhecido o SENAI CETIQT como um centro importante de moda é muito relevante, pois os advogados precisam conhecer o universo da indústria da moda para atuarem em suas causas e nós, da área de moda, precisamos do direito para proteger as criações. Diva ainda apresentou a palestra “Os elementos da Moda” que resultou em uma dinâmica descontraída na qual os participantes puderam reconhecer “Os 7 erros dos elementos de design”. “Essa aproximação garante ainda mais que os advogados vão conseguir atuar na causa da moda, com a apresentação dos processos produtivos, a partir desse tour imersivo que fizemos nas nossas instalações, os trabalhos dos alunos e projetos que fazemos, vão munir esses advogados de informações, para que possam atuar pelo direito da moda sabendo o que estão falando. E em contrapartida, nós conseguimos entender como podemos contar com o direito para protegermos nosso trabalho como designer”, diz.
Deborah Portilho, Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB do Rio de Janeiro, além de organizadora do evento, também ministrou uma palestra, sobre as nuances entre as inspirações e o plágio na Moda. Sobre o evento, ela comenta que esse é o 8º Congresso Internacional de Direito da Moda e que esse ano queria fazer uma coisa inusitada, algo que tivesse uma experiência única, no Rio de Janeiro. Sobre o encerramento ser realizado no SENAI CETIQT, Portilho fala que a proximidade com o SENAI CETIQT vem sendo construída ao longo do tempo com a Comissão de Direito da Moda. “O SENAI CETIQT e a Comissão de Direito da Moda da OAB do Rio de Janeiro estão em sintonia e muito unidos por essa causa, por isso escolhemos fechar o congresso aqui”.
O encerramento do evento foi feito por Carlos Tufvesson – Presidente do Conselho Municipal de Moda, que também anunciou os vencedores do IV Concurso de Design de Estampas e I Concurso de Design de Joias. Para Tufvesson, a moda é muito pouco compreendida, ainda é considerada como “basta eu ter um bom gosto que faço moda” e não é assim, tudo é técnica, as pessoas estudam para isso. “Quanto mais falarmos sobre os vários lados da moda, deixamos de entendê-la apenas como uma questão de bom gosto e passamos a entendê-la como ela de fato é: indústria e comércio. Precisamos entender que somos artistas sim, mas também faturamos, tem muitas famílias que dependem desse setor”, finaliza.
Para saber quem foram os ganhadores dos IV Concurso de Design de Estampas e I Concurso de Design de Joias, basta acessar o link: https://www.instagram.com/p/C0KY6e9vI4x/ (vencedores) e https://cdmdeventos.com.br/exposicao/ (projetos participantes dos concursos).
O SENAI CETIQT
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI) e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.