Definir as Relações Públicas em uma ou duas frases não é tarefa fácil, talvez impossível. Basicamente, são necessários parágrafos ou capítulos inteiros para conseguir detalhar as atribuições de um profissional da área, bem como seus espaços de atuação. A princípio, o que deve se ter em mente é que as Relações Públicas são parte dos estudos da comunicação e têm como objetivo integrar a sociedade em diferentes cenários. No Brasil, para relembrarmos o grande conjunto de ações da profissão, comemoramos em todo dia dois de dezembro o Dia Nacional das Relações Públicas.
Em meio às mudanças na sociedade e inovações tecnológicas, que vêm alterando os relacionamentos entre as empresas e seus diversos públicos, o RP tem papel de destaque. É ele quem organiza, implanta e avalia projetos que geram interação e engajamento com os públicos e está presente desde as multinacionais até o terceiro setor. Esses profissionais trazem consigo uma visão integrada e detalhada das mais variadas situações de consumo e são, hoje, parceiros fundamentais de empresas focadas em incrementar os lucros e manter o relacionamento com os clientes.
Um recente estudo do Earned Brand 2018 revela que, em média, 64% dos consumidores compram ou boicotam uma marca por causa da sua posição sobre uma questão social ou política. O estudo, realizado em oito países, entre eles o Brasil, demonstra como os consumidores estão mais convictos do seu papel dentro dos processos de consumo e dos efeitos de estar presentes nos diversos canais de comunicação para lutar por seus direitos. Dentro desse cenário, é o relações públicas que atua como agente capaz de promover a mediação e, mais do que isso, harmonizar o relacionamento entre empresas e consumidores.
Relações públicas por natureza, a Target atua na assessoria de imprensa, colabora com as equipes de marketing, produz conteúdo, realiza a gestão de comunicação interna e gerencia crises. Com um time composto por profissionais dos diversos campos da comunicação (RPs, jornalistas, designers), construímos um ambiente multitarefas e integrado, capaz de desenvolver e aplicar ações primordiais para garantir uma parceria estratégica com os nossos parceiros.
Levando em consideração o caráter multidisciplinar construído ao longo de mais cem anos de aplicação e estudos, podemos avaliar que Relações Públicas é uma área valiosa e indispensável para a comunicação. É essencial relembrar a importância da área e da atuação dos seus profissionais. A atividade é cada vez mais importante dentro das diversas instituições, afinal, bem como o consumo, as relações são aspectos substanciais na nossa sociedade.