18 de outubro de 2018 | por Felipe Martins
Três campanhas educativas que amamos criar

Uma campanha educativa tem sempre como objetivo disseminar informação sobre um determinado tema, a fim de educar o público sobre algum assunto específico. Para que tenha sucesso, ela precisa ser clara, direta, relevante, criativa, deve respeitar a linguagem do seu público-alvo, além de ser distribuída nos canais corretos.

Nos campos da saúde e dos direitos humanos, essas campanhas são de extrema importância, seja pela falta de materiais existentes para falar sobre essas temáticas, seja para levar esses assuntos a populações que tem pouco acesso à informação ou ainda para abordar temas que são pouco explorados, apesar de serem fundamentais.

Ao longo dos seus 25 anos, a Target desenvolveu alguns materiais para clientes que atuam nesses dois setores. Para nós, planejar, criar e gerenciar projetos ou ações de design gráfico, como as campanhas educativas, é mergulhar em infinitas possibilidades e criar diálogos que envolvam e transformem corações e mentes. Vamos destacar três campanhas!

Projeto Caminhos da Inclusão

O projeto Caminhos da Inclusão é uma iniciativa do CEDAPS, nosso cliente, e do IIDI – Instituto Interamericano sobre Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo, que também conta com o apoio do Ministério da Saúde. Ele tem como objetivo contribuir para a atenção de efeitos relativos à deficiência em pessoas vivendo com HIV/AIDS e prevenção das DST/AIDS entre pessoas com deficiências.

Para o projeto, havia a necessidade dacriação de logo, identidade visual e materiais gráficos. O briefing demandava uma comunicação lúdica, voltada para o engajamento, que respeitasse as especificidades das pessoas com deficiência, dentro de um conceito que ressaltasse aspectos como empoderamento, valorização da autoestima e qualidade de vida.

A campanha foi composta por postais, cartazes, banners , newsletters  e informativos, contendo informações sobre prevenção para jovens surdos, pessoas com Síndrome de Down, deficiência física, surda e cega.  Também foi desenvolvido um jogo de tabuleiro – Caminhos da Inclusão, para trabalhar, de forma lúdica cinco temas centrais para a promoção de uma cultura de respeito às pessoas com deficiência e a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva: “Estar Bem; “Participação”; “Autocuidado” ;”Diversidade” e “Direitos e Deveres”. Rico em ilustrações, com um design multicolorido, o material foi destinado às escolas visando o debate  inclusivo nos espaços de educação e formação. A criação foi da designer Adriana Sá, com ilustrações de Bia Salgueiro.

Campanha – O carnaval do Rio é sem homofobia

Anualmente, o Programa Estadual Rio Sem Homofobia, que foi cliente da Target até 2016, realizava uma campanha educativa para prevenção da homofobia durante o carnaval. O briefing orientava para a criação de materiais que transmitissem uma ideia de alegria associada ao respeito e promoção de direitos de LGBTs.

A campanha “No baile da diversidade, discriminação não pode entrar. O carnaval do Rio é sem homofobia” apresentava uma proposta simples e direta, mas sem ser agressiva. Os personagens eram foliões comuns, que caem na folia encarnando o sexo oposto. Homossexuais ou não, eles vestem a camisa contra o preconceito.

O tom da campanha era leve, descontraído e de fácil assimilação já que a brincadeira de inversão de gêneros é uma constante nos dias de folia. E a frase de efeito “Por trás da fantasia, todo mundo é igual” é uma citação de Daniela Mercury na canção carnavalesca intitulada “Por trás da fantasia”, de grande apelo popular. A campanha foi desenvolvida pela designer Nathalia Mattoso.

A ação foi realizada durante os carnavais de 2012 ,2013 e 2014 e era integrada por  materiais impressos (cartazes, ventarolas, adesivos e folders bilíngues) e digitais (para comunicação nas redes sociais). A iniciativa promoveu informações específicas para LGBT sobre direitos, saúde e prevenção às DSTs e o que fazer em caso  de violência e discriminação.

Campanha Vai Rolar!?

Principal Organização Não Governamental de combate a Aids no Rio de Janeiro, o Grupo Pela Vidda/RJ recebe, desde 1996, suporte da Target nas ações de comunicação e relações públicas para visibilidade institucional e enfrentamento da epidemia de Aids. A estratégia de trabalho sempre priorizou a informação sobre saúde e prevenção, como também a desmistificação do estigma relacionado às pessoas vivendo com HIV/Aids.  Para tanto, lançamos mão de diferentes ações de comunicação como assessoria de imprensa e realização de campanhas educativas.

A campanha Vai Rolar!? foi criada para o Grupo Pela Vidda/RJ, principal Organização Não Governamental de combate a Aids no Rio de Janeiro. O briefing orientava para a realização de um material capaz de sensibilizar jovens para a importância da prevenção às DSTs / Aids e o uso frequente da camisinha.

Para o desenvolvimento da campanha, foram realizadas reuniões de convivência entre jovens que eram realizadas na sede do grupo, grupos de trabalho com a participação de membros da instituição, psicólogos, gestores de saúde e membros do projeto de saúde do Grupo Afroreggae. Para a concepção visual da campanha, contamos com a contribuição do designer Luiz Claudio Franca.

A campanha era composta por um folder-cartaz e uma cartela de adesivos. O texto do material usava uma linguagem coloquial e repleta de termos familiares aos jovens, ilustrado por cores vibrantes justamente para atrair e reter a atenção do público-alvo. O design trazia pictogramas, diferentes símbolos, títulos em caixas coloridas, além do recurso de ampliação de fontes. Um importante diferencial na criação dessa campanha foi a realização de um grupo-focal formado por estudantes de uma escola na zona norte do Rio de Janeiro que trouxe importantes contribuições para a finalização dos materiais.

Numa segunda etapa, a campanha teve como desdobramento a produção do vídeo-ficção “Depois de ontem” que também abordava a prevenção da Aids entre jovens.

 

Para conhecer esses e outros projetos de criação desenvolvidos por nós, acesse o nosso portfólio.